A otimização de sites também é usada às vezes para descrever a prática de melhorar a capacidade de descoberta de um site para mecanismos de pesquisa, com o objetivo final de melhorar as classificações de resultados de pesquisa para os principais termos de pesquisa.
Os principais fatores de classificação a serem considerados ao fazer a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) incluem: alterar os títulos das páginas, diminuir a velocidade de carregamento da página, minimizar a má experiência do usuário, usar as palavras corretas e produzir conteúdo bem escrito.
- Alterar os títulos das páginas – os mecanismos de pesquisa, como o Google, usam sua <title>tag para entender o que é sua página e veicular esse conteúdo para os usuários. Certifique-se de que sua <title>tag tenha menos de 160 caracteres, seja exclusiva da página, e clique em digna.
- Diminuindo as velocidades de carregamento da página – a otimização do site também pode ser conectada para melhorar a velocidade do site e o desempenho do site. Isso é implicitamente relevante para o objetivo da otimização de sites como a conclusão de uma ação desejada em um site. O desempenho insatisfatório do website, como latência ou lentidão na velocidade das páginas, pode proibir os visitantes de agir devido à incapacidade de navegar no site.